O que é Consórcio de Imóveis?

Como funciona o Consórcio de Imóveis?

Ao adquirir uma cota de Consórcio de imóveis, você passa a fazer parte de um grupo, formado por pessoas físicas ou jurídicas, com a finalidade de formar uma poupança destinada à compra – no caso, de imóveis – por meio de autofinanciamento.Todos os participantes do grupo contribuem com a formação da poupança por meio do pagamento de prestações mensais sem juros, calculadas de acordo com o valor total do crédito contratado, mais taxa de administração e fundo de reserva.

O que é um Grupo?

É a união de participantes com o objetivo de possibilitar a cada um, através da contribuição de todos, o recebimento de crédito para aquisição de bem ou conjunto de bens.

O que é Cota?

Representa a participação individual de cada cliente em um grupo de consórcio. É identificada por um número fornecido pela Administradora, aleatoriamente, até a data da primeira assembleia do seu grupo.

O que posso adquirir através do Consórcio de Imóveis?

O consórcio de imóveis representa a melhor opção para quem pretende comprar um imóvel, novo ou usado, comercial, casas, apartamentos ou terrenos, buscando uma alternativa mais econômica, sem juros e sem entrada, para aumentar seu patrimônio.

Quais as vantagens do Consórcio de Imóveis?

  • Sem Juros, Sem entrada, Sem parcelas intermediárias.
  • Taxas menores e menos burocracia.
  • Para participar não é necessário avalista e nem a comprovação de renda.
  • Várias opções de créditos, planos e parcelas que cabem no seu orçamento.
  • Prestações são menores que o financiamento tradicional.
  • Possibilidade de usar o seu FGTS para dar lance ou aumentar o valor do seu crédito.
  • O valor escolhido no seu plano é atualizado anualmente pelo INCC, dessa forma, garante-se que a carta de crédito esteja sempre atualizada.
  • Ao ser contemplado, você pode usar a carta de crédito para adquirir seu imóvel, novo ou usado, residencial ou comercial, em qualquer lugar do Brasil.
  • Utilizar a carta de crédito para reformar imóvel que já possui ou para construir em terreno de sua propriedade.
  • Adquirir imóvel vinculado a empreendimento imobiliário, desde que ofereça outro imóvel como garantia.
  • Você poderá negociar a compra do imóvel e conseguir um bom negócio, pois a carta de crédito equivale a compra à vista.
  • Quem já é proprietário de um imóvel financiado pode quitar a dívida junto a instituição financeira para fugir das altas taxas de juros praticadas e economizar um bom dinheiro.

Como comprovar a seriedade de uma Administradora de Consórcios?

A administradora é uma empresa autorizada pelo Banco Central – órgão responsável pela regulamentação do setor. Para ter certeza de que está investindo seu dinheiro com segurança, lembre-se de que só podem administrar grupos de consórcios as empresas que possuem esta autorização.

Quem regulamenta e fiscaliza o Sistema de Consórcios?

O Sistema de Consórcios é regulamentado e fiscalizado pelo Banco Central do Brasil.

Como Adquirir uma Cota?

Como adquirir uma Cota de Consórcio de Imóveis?

Você pode começar realizando uma simulação no site para conhecer e avaliar planos e parcelas. Depois basta entrar em contato com a sua administradora para compreender direitos e obrigações no Consorcio de Imóveis.

Quais os documentos necessários para a aquisição de uma Cota?

Para adquirir uma cota de consórcio não é necessário avalista e nem a comprovação de renda. Você irá apresentar apenas os documentos pessoais (CPF, RG E comprovante de endereço) e assinar um Contrato de Adesão, onde estarão estabelecidas as regras que conduzirão o negócio contratado, como: valor do crédito, prazo, valor das prestações, reajuste, condições de contemplação, taxas, direitos e obrigações do consorciado e da administradora, entre outros.

Posso adquirir mais de uma Cota de Consórcio?

Sim, não existem restrições quanto a isso.

Como receberei informações sobre a minha Cota de Consórcio?

Cada administradora segue um critério para esse tipo de serviço. Em muitos casos, é disponibilizado online e por meio de um canal exclusivo para o cliente.

Crédito e Parcelas

O que é Carta de Crédito?

Trata-se de documento representativo do valor a que o consorciado passa a ter direito quando é contemplado por sorteio ou por lance vencedor.

Quais as opções de créditos e parcelas?

São diversas opções de planos e créditos que podem atender inúmeros objetivos. Faça uma simulação para conhecê-los.

Como é composta a parcela mensal do Consórcio de Imóveis?

Cada prestação mensal é composta pela soma de percentuais do fundo comum, da taxa de administração e do fundo de reserva.

Como o pagamento da parcela é efetuado?

O Consorciado deverá estar sempre atento às datas de vencimento de suas parcelas, que são indicadas no calendário anexo ao seu contrato de adesão. Ele poderá pagá-las através do boleto bancário ou depósito identificado em conta corrente.

Como são os reajustes da parcela e do valor do crédito?

O valor das parcelas mensais, bem como da carta de crédito entregue ao consorciado no momento da contemplação são reajustadas de acordo com o INCC (Índice Nacional da Construção Civil), sendo que o reajuste ocorre uma vez por ano, no aniversário do grupo.

É permitido realizar uma antecipação do pagamento de prestações?

Sim. O consorciado pode antecipar o pagamento de quantas parcelas desejar e a qualquer momento, através dos canais de atendimento disponíveis. A antecipação amortizará parcelas na ordem inversa dos vencimentos, isto é, das últimas para as primeiras. A antecipação não será considerada como lance.

O que é taxa de administração?

A taxa de administração corresponde à remuneração da Administradora pela formação, organização e administração do grupo de consórcio. Esta taxa é dividida pelo prazo de duração do grupo, ou seja, é diluída nas parcelas mensais

Contemplação

O que é assembleia Geral Ordinária?

É a reunião mensal dos clientes de um mesmo grupo, onde são oficializadas as cotas contempladas através de sorteio ou lance.

Onde são realizadas as assembleias?

As assembleias são realizadas em dia, hora e local previamente estabelecidos pela administradora de consórcio, conforme calendário fornecido pela empresa aos participantes do grupo.

Como faço para ser contemplado?

O cliente poderá ser contemplado por meio do sorteio ou lance vencedor na Assembleia Ordinária de seu grupo.

Como ocorre o sorteio?

Os sorteios do consórcio são realizados com o uso do globo esférico ou pela Loteria Federal, de acordo com as regras estabelecidas pela administradora do consórcio.

Como funciona a contemplação por lance?

A contemplação por lance será realizada com os lances ofertados secretamente, considerados em percentuais de quitação de crédito. Na assembleia, o lance vencedor será o de maior percentual de amortização do valor do bem, que somado ao saldo do grupo, possibilite a contemplação.

Quais são as modalidades de lances?

Lance Fixo

Esta modalidade de lance é uma facilidade. Você oferta o percentual fixo, de acordo com a característica do seu grupo. Consulte as modalidades de lance oferecidas pela sua administradora.

Lance Livre

Será vencedor o maior lance ofertado em percentual, calculado sobre o valor do crédito – independente do grupo ter créditos diferenciados – e que somado ao saldo de caixa do grupo, seja suficiente para a aquisição do bem.

Lance de antecipação

Este lance é ofertado automaticamente na cota, toda vez que o cliente antecipa um valor e é acumulativo. Também ocorre em casos de planos reduzidos dentro do grupo.

Como posso ofertar um lance?

É preciso consultar as regras estabelecidas pela administradora de consórcios escolhida.

Quais são as modalidades de Lance?

Lance Fixo

Esta modalidade de lance é uma facilidade que oferecemos aos nossos clientes, onde a mesmo oferta 25% (este percentual pode variar conforme a característica do grupo) e pode optar em embutir – descontar – esse valor do seu crédito ao invés de pagar do bolso. Nesta modalidade só concorrem clientes que ofertaram este percentual e o desempate ocorre pela décima bolinha do sorteio.

Lance Livre

Será vencedor o maior lance ofertado em percentual, calculado sobre o valor do crédito – independente do grupo ter créditos diferenciados – e que somado ao saldo de caixa do grupo, seja suficiente para a aquisição do bem.

Lance de antecipação

Este lance é ofertado automaticamente na cota, toda vez que o cliente antecipa um valor e é acumulativo. Também ocorre em casos de planos reduzidos dentro do grupo.

Onde está disponível o resultado das Assembleias?

Você poderá verificar os resultados acessando o site da sua administradora ou conforme os canais de comunicação disponibilizados por ela.

Qual o prazo para pagamento do lance vencedor?

De acordo com a Nova Lei, o prazo para pagamento do lance vencedor é de 5 dias úteis contados a partir da data da contemplação

Se estiver com o pagamento atrasado, terei direito a concorrer à contemplação?

Somente as cotas que estiverem com seus pagamentos em dia, efetuados até a data de vencimento, independente de ser por sorteio ou lance.

Após a ciência da contemplação, como proceder?

Após a sua contemplação, o cliente deverá dirigir-se até uma unidade de atendimento da Administradora ou entrar em contato com a Central de Relacionamento para que sejam tomadas as providências quanto à documentação necessária.

Utilização da Carta de Crédito

Existe tempo mínimo para utilização do crédito após a contemplação?

Não, porém ressaltamos que o crédito contemplado não sofrerá os possíveis reajustes que o bem possa ter, mas apenas a atualização das aplicações financeiras conforme contrato.

Qual o procedimento, quando o valor da carta de crédito for diferente do valor do bem?

Se o valor do Bem for inferior ao crédito, poderá ser utilizado para quitar as parcelas a vencer, na ordem inversa. Se o valor do Bem escolhido for superior ao crédito, a administradora está desobrigada de pagar a diferença, ficando esta a cargo do consorciado.

Pela nova Lei (nº 11.795/2008), que entrou em vigor em 06/02/2009, o consorciado contemplado poderá utilizar a carta de crédito para quitar um financiamento bancário, desde que o valor seja suficiente para a quitação total. O crédito recebido deverá ser apresentado à instituição em que mantém o financiamento e a regra é válida para liquidar somente o financiamento de um único bem.

Utilização da Carta de Crédito

Como posso utilizar o FGTS no Consórcio de Imóveis?

O FGTS pode ser usado para dar lance, como complemento da carta de crédito na hora da aquisição do bem, para pagamento parcial das prestações, amortização ou liquidação total do saldo devedor, respeitando sempre as normas da Caixa Econômica Federal.

Posso utilizar o FGTS para o pagamento parcial das prestações, amortização ou liquidação do saldo devedor do consórcio?

Sim. A lei nº 12.058/2009 também autorizou, para contratos de participação em grupo de consórcio cujo bem já tenha sido adquirido pelo consorciado, a possibilidade do pagamento parcial das prestações e da liquidação ou amortização extraordinária do saldo devedor do financiamento com o dinheiro do fundo.

Quais os requisitos do imóvel para utilização dos recursos do FGTS em consórcio?

O imóvel deve ser urbano, deve ter sido comprado com os recursos da carta de crédito do consórcio, o valor de avaliação, na data da aquisição, não pode exceder ao limite estabelecido para o SFH – R$ 500 mil – e deve estar localizado no município onde o trabalhador exerça ocupação principal ou resida há mais de um ano (incluindo os municípios vizinhos ou da mesma região metropolitana).

Quais os requisitos do trabalhador para utilização dos recursos do FGTS no consórcio?

Ao trabalhador se aplicam as regras comuns de utilização do FGTS, ou seja, além de ser titular do contrato de consórcio, deve ter três anos de trabalho sob o regime do fundo e não pode ser proprietário de imóvel residencial no local onde exerça ocupação principal, nem ser detentor de financiamento ativo do SFH – Sistema Financeiro da Habitação em qualquer parte do território nacional, na data de aquisição do imóvel.