Consórcio Imobiliário – o sonho da casa própria!

O sonho da casa própria é algo que persegue grande parte da população brasileira. Muitas são as pessoas que passam longos anos fazendo grandes economias em busca de enfim conseguir o tão sonhado lar próprio.
No entanto, em tempos de crise econômica da qual passamos atualmente, esse sonho torna-se ainda mais distante. Na realidade da qual nos encontramos nos dias de hoje, quem consegue juntar dinheiro é rei.
Entretanto, quanto mais o tempo passa, parece mais difícil ver o país enfim se livrar dessa situação econômica. Logo, aqueles que querem investir em uma casa própria já não querem mais “esperar as coisas melhorarem”.
Como forma de driblar a crise e enfim começar a realizar o sonho da casa própria, aparece então o consórcio imobiliário, que vem sendo cada vez mais procurado durante a crise econômica da qual passamos. Se você nunca ouviu falar sobre e não sabe o que é isso, leia o artigo até o fim e descubra algo que pode enfim mudar a sua vida.

Mas afinal, porque as pessoas estão recorrendo ao consórcio imobiliário?

O consórcio imobiliário nunca foi tão procurado como é atualmente. No entanto, há obviamente uma explicação para isso. Considerando que em tempos de crises financeiras, a taxa de desemprego tende a subir de forma incontrolável, atualmente financiamentos não são mais tão simples de serem aprovados, uma vez que as financeiras possuem um certo receio quanto ao
pagamento. Além disso, o número de inadimplentes também é muito alto, fazendo assim com que o financiamento se torne inviável.
Além disso, financiamentos e outras modalidades de investimento na sua grande maioria, exigem entrada, e cá entre nós, na situação em que o brasileiro se encontra atualmente, dinheiro para a entrada é algo fora dos planos. Dessa forma, as pessoas não pensam duas vezes e recorrem logo a um consórcio imobiliário para realizar o seu sonho da casa própria.
No entanto, antes de você virar um consorciado, você precisa saber algumas coisas sobre um consórcio imobiliário.

1. Como funciona o consórcio imobiliário?
Bom, o consórcio imobiliário funciona como qualquer outro consórcio nacional. Você deverá procurar uma empresa administradora que oferece esse tipo de serviço e então fazer uma simulação inicial, onde você irá definir o valor
de sua carta de crédito e também o valor das parcelas que cabe no seu bolso.
Feito isso, você assinará o contrato e então se tornará um consorciado.
Dessa forma, será colocado em um grupo junto com outros membros com interesse comum e deverá acompanhar as assembleias mensais que ocorrerão de forma a sortear o contemplado do mês.
2. Não há data predefinida para você receber seu bem
Esse é o item da nossa lista de coisas que você precisa saber antes de investir em um consórcio imobiliário que pode ser visto como uma desvantagem do mesmo.
Infelizmente, uma vez que você invista em um consórcio imobiliário para adquirir sua casa própria, você não saberá quando terá a sua chave em mãos.
Considerando as assembleias e sorteios mencionados no item logo acima, você poderá ser contemplado tanto no primeiro como no último mês.
No entanto, se você tem alguma pressa, você pode tentar a contemplação via lance. Você pode juntar dinheiro e apresentar um lance durante as assembleias, e uma vez que o seu seja maior que os demais, você será o contemplado.
3. Não há entrada e juros
Como dito anteriormente, muitas vezes ter o dinheiro para a entrada é algo difícil, não é mesmo? Sendo assim, o consórcio imobiliário aparece como solução para seus problemas, já que o mesmo não exige isso e você pode
parcelar o valor total do seu bem.
Além disso, no consórcio nacional como um todo, também não existem juros, ou seja, você estará livre de pagar quase que duas vezes mais o valor do seu bem. Há apenas uma taxa de serviço, porém a mesma é infinitamente mais baixa que os juros encontrados em financiamentos, por exemplo.

4. Você pode estar negativado
Diferente do financiamento, você pode estar negativado uma vez que invista em um consórcio imobiliário. No entanto, você precisa regularizar a sua situação até que seja sorteado, pois caso seja sorteado e ainda esteja em divida não poderá ser contemplado.
5. Você pode desistir do consórcio
Se por algum motivo você quiser desistir do consórcio imobiliário, seja por falta de interesse ou por não ter mais condições de pagar as parcelas, você pode. No entanto, para você reaver o dinheiro que já foi investido, você terá
que esperar ser sorteado e então ser contemplado com uma carta de crédito no valor referente aquilo que você já pagou.
E aí, agora que você já sabe tudo sobre consórcio imobiliário, que tal usar o mesmo para driblar a crise financeira e então realizar o seu sonho?

Clique aqui, acesse nosso simulador de consórcio e faça uma simulação agora mesmo!!