Consórcio imobiliário: Veja como ser contemplado
Se você for perguntar para os jovens de hoje, a grande maioria dos mesmos responderá que o seu grande sonho é conseguir adquirir a casa própria. No entanto, tal feito não é fácil, já que os valores de um bem desse porte são altos e a situação ainda se agrava considerando a crise econômica da qual o país atravessa.
Como alternativa a tantas dificuldades surge então o consórcio imobiliário, que nada mais é que uma modalidade de investimento da qual facilita a vida dos investidores.
Considerando a importância do consórcio imobiliário, nesse artigo falaremos do mesmo e lhe mostraremos como ser contemplado. Vamos lá?
-
Como funciona o consórcio imobiliário?
Se você sabe como funciona um consórcio nacional como um todo, saiba que é exatamente a mesma coisa. Basicamente, uma vez consorciado, você participará de um grupo junto com outras pessoas de interesse comum, onde assim mensalmente irão participar de assembleias que tem como objetivo sortear o contemplado do mês que enfim irá receber a sua carta de crédito.
-
Como funciona a contemplação do consórcio imobiliário?
Uma vez que você invista em um consórcio imobiliário, você terá duas formas de ser contemplado:
- Via Sorteio: Como já dito anteriormente, a cada 30 dias ocorrem as assembleias. Nessas, é sorteado um consorciado que será finalmente contemplado com a sua carta de crédito. No entanto, vale ressaltar que uma vez que você dependa do sorteio para ser contemplado, não há como prever quando que você irá adquirir o seu bem, já que você poderá ser sorteado tanto no primeiro quanto no último mês.
- Via lances: De forma a agilizar o processo e tentar adquirir a sua casa própria de forma mais rápida, você pode ofertar lances. Os mesmos são ofertados durante as assembleias e uma vez que o seu seja maior que os demais, você receberá a sua carta de crédito. Caso não, o dinheiro volta para você e você pode continuar a juntar para ofertar um lance mais alto.
-
Regras básicas do consórcio imobiliário
Existem algumas regras básicas quando falamos em consórcio nacional como um todo. Veja:
- Uma única parcela atrasada, é motivo para que você não participe do sorteio e nem possa dar lances.
- É preciso verificar se a administradora possui autorização pelo Banco Central para funcionar.
- Não é necessário esperar um grupo iniciar, é possível entrar em um grupo já formado.
- É preciso se adequar a data de vencimento da prestação, imposta pela administradora.
- É possível usar a carta de crédito para comprar um carro novo ou usado.
- Também é possível antecipar o pagamento das parcelas.
- O consorciado tem direito a usar até 10% da sua carta de crédito para arcar com despesas do veículo, como seguro ou IPVA.
Agora que você já sabe tudo sobre o consórcio imobiliário, que tal dar vida ao seu sonho? Para isso, basta acessar nosso simulador de consórcio e começar a fazer suas simulações. Em caso de necessidade, estaremos prontos para lhe atender e lhe ajudar a tornar o seu sonho real.