Consórcio de Caminhão, como ser contemplado?

            Se você já é caminhoneiro ou pretende investir nesse ramo, e precisa trocar e/ou adquirir um caminhão, sabe o quão difícil é esse processo, já que um veículo deste porte tem valores relativamente altos.

No entanto, se você se encontra nessa situação atualmente, com certeza já ouviu falar em consórcios de caminhões, e diante disso, aposto que há na sua mente uma série de dúvidas referente as formas de contemplação, não é mesmo? Então, o que acha de esclarecermos tudo sobre isso? Vamos lá?

Mas afinal, o que é um consórcio de caminhões?

            Antes de falarmos sobre as formas de contemplação do consórcio de caminhões, vamos primeiramente entender o que o mesmo realmente é. Falando de uma forma geral, o consórcio de caminhões nada mais é que uma modalidade de investimento, que tem como objetivo principal facilitar o processo de compra de um caminhão.

O seu funcionamento se dá de forma a fazer simulações iniciais onde se define o valor da carta de crédito e também o quanto se pagará mensalmente. Uma vez feito isso e acertados outros detalhes, o contrato será assinado e você se tornará então um consorciado.

Assim que você se tornar um consorciado, você será colocado em um grupo juntamente com outras pessoas de interesse comum. Dessa forma, irão pagar suas mensalidades de forma a fazer uma espécie de poupança compartilhada e aguardarão as assembleias que são responsáveis por sortear um contemplado a cada 30 dias.

Quais são os tipos de contemplação no consórcio de caminhões?   

            Agora que já entendemos o que é o consórcio de caminhões e também como que o mesmo funciona, chegou a hora de enfim descobrirmos quais são as formas de contemplação.

No entanto, uma vez que você resolva se tornar um consorciado, verifique com a sua administradora sobre as formas de contemplação, pois pode ser que isso se altere de uma administradora para a outra. Veja a seguir como você pode ser contemplado:

  1. Contemplação por sorteios: A primeira forma de contemplação é também a mais comum. Já citada anteriormente, a contemplação por sorteios ocorre mensalmente através das assembleias que tem como objetivo sortear e contemplar um sortudo a cada 30 dias. Para alguns, esse método é desvantajoso, já que dessa forma você poderá ser sorteado tanto no primeiro quanto no último mês do consórcio.
  2. Contemplação por lances: Se você não estiver disposto a esperar a contemplação via sorteio, você poderá então optar pelos lances. Mais uma vez, lhe avisamos que você deverá verificar anteriormente com a sua administradora, mas de forma geral há normalmente 3 espécies de lances. Vejamos:
  3. Lance livre: Nesta modalidade de contemplação, é necessário que você informe antes da data prevista para a assembleia que você ofertará um lance. Normalmente, este lance diz respeito a quantidade de parcelas que você quer antecipar. Logo, quem antecipar mais parcelas, acaba levando a carta de crédito.
  4. Lance Fixo: Outra opção, são os lances fixos. Previamente, algumas administradoras definem uma porcentagem X como valor de lance. Uma vez que você consiga atingir este valor e oferta-lo, você será contemplado.
  5. Lance Embutido: Nesse caso, o consorciado usa um percentual do valor da carta de crédito para dar como lance. O montante ofertado será descontado da carta de crédito. Assim, o contemplado poderá comprar um carro ou um imóvel de valor inferior. Vale dizer que o lance embutido pode ser uma estratégia em lances fixos e livres. Nessa modalidade, é preciso saber o valor máximo que o contrato permite para cada consorciado.

E aí, gostou do nosso artigo sobre as formas de contemplação no consórcio de caminhões?

Conheça oportunidades imperdíveis para você à apenas um clique!

Nosso simulador de consórcio, lhe oferece as melhores oportunidades em diversas modalidades de consórcio. Nossos especialistas irão selecionar as melhores oportunidades para você. E não se preocupe, este serviço é inteiramente gratuito para você, e sem compromisso: você simula e recebe as opções mais rentáveis!